Museu de Aveiro Santa Joana

O Museu de Aveiro é o ex-libris cultural da cidade de Aveiro e acolhe um património extremamente rico, atravessando vários séculos de História. É popularmente apelidado de Museu Santa Joana, pois foi aqui que esteve, com as freiras dominicanas, a Princesa Santa Joana.
O museu está situado num dos conventos mais importantes: Convento de Jesus, da Ordem Dominicana feminina, da segunda metade do século XV – e é dedicado à padroeira da cidade: a Princesa Santa Joana – classificado como Monumento Nacional. Sendo aqui que está exposta uma valiosa coleção de arte sacra, o museu, é um dos mais antigos de Aveiro, remonta à 2ª metade do séc. XV, fundado por D. Brites Leitão e por D. Mécia Pereira.

A princesa D. Joana, filha de Afonso V, entra nesta casa em 1472. Aqui leva uma vida de santidade, o que conduz à sua beatificação em 1693. O prestígio do convento ficou assim definitivamente associado à presença da Princesa Santa Joana e ao seu culto religioso.

Link: centerofportugal.com/pt/museudeaveirosantajoana

Contactos

Telefone/fax: 234 327 268
Email: casadaria.tr@gmail.com

Licença número: 4158/TR

Sobre Nós

Como complemento da sua função principal de habitação própria e permanente, afirma-se no contexto regional como um serviço de alojamento a turistas, com o propósito de «Bem receber, para melhor estar, conhecer e conviver»

Por motivos de segurança, a abertura e fecho do portão na propriedade é da exclusiva responsabilidade dos donos da Casa da Ria, processando-se sempre e apenas a pedido dos hóspedes.

2018 Casa da Ria-Turismo Rural®. Todos os Direitos Reservados.

MENU